Nomenclatura dos eventos corporativos

Vamos entender a nomenclatura dos eventos corporativos...
Podemos ter diversos tipos de eventos corporativos:
      ESPORTIVOS (Ex.: corridas de ruas)
      CULTURAIS (Ex.: exposições)
      EDUCACIONAIS ou CIENTÍFICO (Ex.: congressos)
      RELIGIOSOS (Ex.: visita do papa)
      POLÍTICOS (Ex.: lançamento de campanhas)
      GOVERNAMENTAIS (Ex.: inaugurações de obras públicas)

O que é um evento corporativo?
É um evento organizado por uma corporação, uma empresa, para um grupo definido de pessoas. Não tem necessariamente um caráter financeiro/econômico, mas pode ter por trás dele. Uma vez que o evento corporativo se refere a uma empresa ou instituição. Pode ser um lançamento de produto, coletiva de imprensa, almoços ou jantares de negócios. Estes são eventos corriqueiros no mundo corporativo. Muitas vezes sem grandes produções, são eventos de um dia. Porém, a depender da empresa, o lançamento de um produto, por exemplo, pode ser um mega evento.
Há ainda no mundo corporativo, as feiras de negócios. São feiras específicas para um determinado segmento. Realizadas em grandes espaços, podem durar até uma semana, gerando milhões de dólares em negócios, gerando empregos fixos e temporários.
Quando o evento é para uma instituição seja ela educacional ou não, ele leva o nome de evento científico, tendo algumas nomenclaturas específicas.

Palestra: Tem o objetivo de apresentar de forma sucinta alguma novidade, por isso possui curta duração. Pode-se dizer que a palestra é como a capa de um jornal: tem-se acesso apenas às manchetes.
Cursos: Consiste no detalhamento de determinado assunto ou conjunto de temas com o foco de “treinar” ou “ensinar a fazer”. É composto de exposições de pessoas normalmente com formação acadêmica que procuram passar seu conhecimento aos participantes. O foco está mais na teoria que na prática, porém não a exclui. É indicado para pessoas que têm baixo ou nenhum conhecimento sobre o assunto, com exceção dos cursos de especialização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento daqueles que já dominam o assunto.
Workshop: Tem o caráter de treinamento. Seu objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e, para isso, apresenta casos práticos. O público participa intensamente. Objetiva-se detalhar, aprofundar um determinado assunto de maneira mais prática. Normalmente possui um moderador e um ou dois expositores. A dinâmica da sessão divide-se em três momentos: exposição, discussão em grupos ou equipe e conclusão.
Mesa-redonda: É uma reunião do tipo clássica, preparada e conduzida por um coordenador, que funciona como elemento moderador, orientando a discussão para que ela se mantenha sempre em torno do tema principal. Os expositores têm um tempo limitado para apresentar suas ideias e para o debate posterior. Normalmente, a mesa-redonda está inserida em eventos mais abrangentes. É utilizada quando o assunto ainda não está consolidado e suscita discussões.
Simpósio: Reunião para a discussão de um determinado tema (uma nova técnica, por exemplo). Aqui não são apresentadas as conclusões de uma pesquisa, mas sim impressões sobre um determinado assunto que é colocado em debate. Vários oradores debatem o tema na mesa, muitas vezes com a participação do auditório. A diferença fundamental entre o simpósio e a mesa-redonda é que no simpósio os expositores não debatem entre si os temas apresentados.
Seminário: Reunião na qual “semeiam-se” ideias. O objetivo é suscitar o debate sobre determinados temas, até então pouco estudados. Caracteriza-se pela exposição de um orador seguida de debate com o auditório. A dinâmica do seminário divide-se em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Trata-se de um produto informativo mais focado, porém parcial. A informação tem normalmente uma única fonte – o orador ou expositor – e, por consequência, pode apresentar certo viés. Usualmente, o orador é um guru ou expert no assunto que está sendo exposto.
Congresso: Reunião de especialistas em determinada área do conhecimento (Genética, por exemplo) para a apresentação de pesquisas e estudos científicos. Geralmente de manhã e/ou à noite são realizadas conferências com professores convidados e à tarde há apresentações (na forma oral ou em pôsteres) de comunicações inscritas previamente pelos participantes (resumos) e aprovadas pela comissão organizadora do evento.
É um evento de grandes proporções, de âmbito regional, nacional ou internacional. em geral com duração de 3 dias ou mais, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla. Abrange um conjunto de atividades como: mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, mini-cursos, oficinas / workshop. É um conjunto de palestras e sessões plenárias. Reúne especialistas em determinada área do conhecimento para a apresentação de pesquisas e estudos científicos. Pressupõe a participação de públicos com formação diferenciada, podendo reunir produtores, técnicos e outras classes ao mesmo tempo. Em geral, há uma discussão aberta entre a platéia e o palestrante. Tudo o que acontece no congresso é, geralmente, gravado e transformado num documento final. Há também uma programação social paralela. São reuniões promovidas por entidades associativas visando debater assuntos que interessam um determinado ramo profissional, normalmente é realizado em vários dias, com a inclusão de outros encontros dentro deste, constitui-se num evento de grande porte. Os congressos podem ser divididos em congressos técnicos e congressos científicos:
Congressos Científicos: São aqueles promovidos por entidades médicas, odontológicas ou ligadas a outros ramos das ciências naturais. Os temas dos congressos científicos podem ser de duas categorias: Os oficiais: são as sessões que apresentam temas oficiais constantes na programação, com a participação plena de todos os congressistas;
Já os Congressos Livres: são as sessões reservadas aos congressistas regularmente inscritos no congresso, que queiram apresentar trabalhos, desde que estes estejam relacionados ao tema oficial, sendo abertas à participação dos demais congressistas. Congressos Técnicos São promovidos por entidades ligadas ao ramo das ciências exatas ou sociais. Basicamente estes congressos se desenvolvem através de sessões de comissões ou grupos de trabalho, divididos em tantos quantos se fazem necessários. Estes grupos de trabalhos, discutem cada qual o tema que lhe for destinado, cabendo a cada um a apresentação de sua recomendação, que será ligada à sessão plenária da qual participam todos os congressistas, essas recomendações são submetidas a apreciação do plenário, que no final votará pela sua aprovação ou não. Uma vez aprovadas, estas recomendações se tornarão conclusões do congresso, que serão encaminhadas às autoridades competentes, como pronunciamento oficial da classe. Um documento conhecido como "anais do congresso", registrando essas conclusões, bem como os trabalhos apresentados devem ser entregues ao final do evento. Todo congresso deve ter um regulamento e um regimento das sessões de trabalho e que seja aprovado pela comissão organizadora.
Convenção: Funciona como um congresso, mas o público é diferente. Na convenção, há uma ligação entre os participantes. Eles se envolvem nas atividades. Por exemplo: uma convenção da área de agroecologia onde reune os técnicos que trabalham com essa área. Todas as convenções buscam a integração de pessoas pertencentes a uma determinada empresa ou partido político, submetendo-se a certos estímulos coletivos para que possam agir em defesa dos interesses da referida empresa ou partido.
Colóquio: É a exposição de um tema em reunião fechada, que tem por objetivo esclarecer e tomar decisões, sob uma coordenação específica.

Debate: É uma discussão entre dois ou mais oradores que defendem opiniões divergentes, pontos de vista diferentes sobre um tema. Em geral, é uma discussão mais emocional. O público pode ou não participar, somente com aplausos ou protestos não formais. Existe a necessidade de um moderador para coordenação do debate, esse mediador dita as regras e faz com que os oradores as cumpram. Exemplo: debate político. Pode ser aberto ao público ou transmitido em veículo de mídia, entretanto, a platéia não participa com perguntas.

Comentários

Postagens mais visitadas